jamilleoliveirapsi.com

Sabemos que o sono é fundamental para nossa saúde e qualidade de vida, sem ele nossa imunidade diminui, nosso estresse aumenta, ficamos mais irritados e sem energia. Sentimos dificuldade de concentração, memorização e sonolência excessiva durante o dia.

Algumas pessoas sentem insônia, dificuldade para iniciar o sono, outras passam noites em claro, apresentam pensamentos e preocupações excessivas ao deitar o que reflete em noites de sono mal dormidas. A ansiedade intensa pode refletir na piora da qualidade do sono e vice-versa, ela rouba o seu sono!


Alguns pontos acabam dificultando a boa qualidade de sono, como a mudança nos horários de acordar e deitar, o aumento do estresse, a mudança da rotina de trabalho e também da escola das crianças além do aumento do uso de telas, ponto que atrapalha a regulação do ciclo circadiano.

Encontrar estratégias para relaxar e dormir melhor tem sido uma busca constante, algumas tem me ajudado ao longo dos anos, como os cuidados com alimentação e atividade física, redução do consumo de café (tentei encontrar uma forma que não fosse um sacrifício), dentre tantas outras.

Observe como você se sente ao longo do dia e perceba o que tem afetado o seu sono, se preciso realize alguns ajustes na rotina. Dedique tempo a si mesmo para descobrir o que seu corpo precisa. Desta forma, insira na sua rotina de sono comportamentos e atitudes que fazem sentido para você.

Quando a ansiedade é o ponto que está atrapalhando o sono, busque praticar exercícios de respiração ao deitar-se, realize atividades relaxantes e se possível escreva sobre seus sentimentos e pensamentos. Outras terapias como acupuntura e homeopatia podem ajudar na melhora do sono e a psicoterapia também.

Compartilhe esse conteúdo e me siga no Instagram!