jamilleoliveirapsi.com

Eu como, tu comes, nós comemos! E como comensais o ideal é que soubéssemos de fato o que comer, quando comer e quanto comer.

E por que tantas vezes nos colocamos em dúvida, restringimos, exageramos e nos culpabilizamos? Porque de tanto sofrer interferências a respeito da nossa alimentação acabamos por perder a confiança e autonomia para comer respeitando nossos instintos de fome e de saciedade.

O nutricionismo é um dos responsáveis por essa confusão até hoje, bem como o estilo de vida que ao longo do tempo foi mudando atualmente, atualmente com o consumo de muito industrializado, menos comida de verdade, menos atividade física, mais estresse, menos contato com a natureza, bem como as questões políticas envolvidas. Existe muita gente interessada no que estamos comendo, nem sempre o interesse é para o cuidado de fato, geralmente o lucro é o que importa.

E você aí se culpando por ter dificuldade em reduzir o consumo de fast food, e ultraprocessados. Não se engane, ir contra todo um sistema não é fácil, é uma escolha diária, muitas vezes exaustiva.

Por isso, encontrar lugares de refúgio e acolhimento é tão necessário. Cada página, grupo e postagem que busca quebrar os padrões de beleza, a ditadura da magreza, e o peso das dietas, e fortalecem uma relação leve e saudável com a comida e o corpo, me enchem de alegria. Foi por isso que nasceu o projeto Café com Afeto, como mais um lugar de acolhimento e partilha de desconstrução e criação de novos ideais sobre a relação com o comer e com nossos corpos, ou seja, com nós mesmos.