Qual a função da comida para você? Talvez pareça uma pergunta fácil e óbvia, a função da comida é nutrir e não deixar que o organismo fique sem energia certo? Certo, em parte, mas para além da nutrição a comida tem outras funções, mas cabe a você identificar que função ela representa na sua vida hoje e de que forma você vem se relacionando com ela. Se tem comido para preencher vazios, faltas (de amor, de relacionamentos saudáveis) ou para aliviar sentimentos desconfortáveis (ansiedade, raiva, estresse), por exemplo.
Para ajudar nessa percepção comece a observar:
O que você come?
Do que você escolhe se alimentar? O que está disponível? O que é mais fácil e prático? Alimentos com sabores fortes (muito processados), mais naturais ou orgânicos?
Quando você come?
Quando a fome aparece? quando dá vontade? Quando tem alguém comendo algo saboroso por perto? Quando está ansiosa, triste, com raiva?
Como você come?
Devagar saboreando cada mordida? Consciente da alimentação? Às pressas para acabar logo, ou mesmo de forma automática, sem perceber?
O que sente ao comer?
Prazer? Culpa? Tristeza? Angústia? Vazio?
Em que momentos você exagera na comida?
Ao final do trabalho depois de um dia cansativo? Em festas e comemorações? Em casa sozinha longe de outras pessoas?
Qual a sensação ao terminar as refeições?
Saciedade? Estufamento? Alívio?
Percebe comportamentos estranhos na alimentação?
Beliscar o dia todo? Acordar no meio da madrugada para comer? Praticar exercício físico em excesso com intenção de perder peso? Comer até doer a barriga ou sentir vontade de vomitar?
Se você tem se sentido desconfortável na maioria das refeições, se frequentemente tem comido em busca de aliviar sentimentos negativos, ou mesmo se sente culpada após as refeições, e se isso tem gerado perda ou ganho de peso, de forma desproporcional, talvez você precise de acompanhamento em relação ao comportamento alimentar.
Ainda existe a possibilidade de algum transtorno alimentar estar presente. Neles há um comprometimento persistente do comportamento alimentar com prejuízo psicológico, social e físico para a pessoa que o apresenta.
Se quiser conversar sobre isso, marca sua sessão comigo, será um prazer poder contribuir com sua autopercepção e autoconhecimento sobre seu comportamento alimentar.
Compartilhe esse conteúdo e me siga no Instagram!